Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3125-1101
Acessibilidade Cadeira

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

Quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Última Modificação: 24/08/2022 14:20:06 | Visualizada 87 vezes


Ouvir matéria

21 a 28 de agosto de 2022 – Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. 

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963. Introduzida no calendário nacional pela Lei n° 13.585/2017, a campanha serve de instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social.

São muitas as barreiras que colocam as pessoas com deficiência à margem da sociedade, barreiras urbanísticas, nas comunicações e na informação, arquitetônicas e nos transportes, além das mais impactantes, as atitudinais.

Barreiras atitudinais estão presentes diariamente na vida das pessoas com deficiência. Ignorância, medo, rejeição, inferioridade, piedade, percepção de incapacidade intelectual, estereótipos, compensação, negação, substantivação da deficiência, comparação, atitude de segregação, particularização, baixa expectativa e generalização; intencionais ou não, todas são exemplos comuns dessas barreiras.

 A campanha desse ano tem como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, com o objetivo de atentar os brasileiros a respeito dos obstáculos que impedem a plena inclusão das pessoas com deficiência, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas.

#assistenciasocial #DeficiênciaIntelectual #deficienciamultipla

Fonte: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também