Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3125-1101
Acessibilidade Cadeira

VEJA COMO FUNCIONA ABORDAGEM SOCIAL E SEUS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO.

Quarta-feira, 03 de março de 2021

Última Modificação: 03/03/2021 15:55:51 | Visualizada 1104 vezes


Ouvir matéria

O QUE É?


É um serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.


 
ONDE É REALIZADA?


A abordagem é realizada nas ruas, praças, estradas, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô, prédios abandonados, lixões, praias, semáforos, entre outros locais.
Garantias:
O Serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.


 
QUEM OFERTA?


O serviço  é ofertado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, em Unidade Específica Referenciada ao CREAS.


 
PÚBLICO ATENDIDO


Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

 

Objetivos

  • Identificar famílias e pessoas com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem estratégias de sobrevivência, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições; 
  • Construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais; 
     
  • Promover ações para reintegrar o usuário do Serviço à família e à comunidade; 
  • Promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias;


 
AÇÕES/ATIVIDADES


O Serviço Especializado em Abordagem Social desenvolve ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.


 
FORMAS DE ACESSO:

 

O acesso ao serviço se dá, principalmente, pela identificação de pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social pela equipe do Serviço nos espaços públicos.

 

PARCEIROS:

 

  • Associação Coração Eucarístico de Iguatemi
  • Asilo São Vicente de Paula
  • Albergue Santa Luzia de Marilac
  • CRAMM  Maringá - Centro de Referência e Atendimento à Mulher – Vítimas de Violência

 

Fonte: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 Galeria de Fotos

 Veja Também