Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Campanha municipal de conscientização da violência contra a pessoa idosa reúne aproximadamente 100 pessoas

Quinta-feira, 21 de junho de 2018

Última Modificação: 25/06/2018 09:04:43 | Visualizada 635 vezes


Ouvir matéria

No dia (20) a secretaria de assistência social realizou um momento especial para os idosos com a temática da Campanha mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa.

Estavam presentes no evento a representante da secretaria de assistência social Andressa Pires Martins Santana, a presidente do conselho da pessoa idosa senhora Nilza Pacheco, a coordenadora do PAC Elisabete Uliana, o vereador Wesley Rossi e a palestrante Cristiane Muller Calazans.

O evento contou também com a participação do secretário de esporte e lazer Renato Mariotto que faz um alongamento, com a secretaria de saúde realizando a medição de pressão, glicemia capilar e testes rápidos de hepatite B e C, vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sífilis e a secretária de cultura que fez exposições de telas, troféus e objetos usados na oficina de capoeira.

A representante da secretaria de assistência social Andressa Pires Martins Santana comenta da importância do evento: “A campanha tem como objetivo fazer uma orientação para os idosos sobre os tipos de violência, mas também sobre a necessidade das pessoas da terceira idade ter uma vida mais ativa”. Afirma Santana.

A presidente do conselho da pessoa idosa Nilza Pacheco fala sobre a relevância da campanha: “Essa campanha, esses eventos, esse espaço do centro do idosos é para nós podermos fazer nossas atividades e com isso é necessário a participação de todos para ficarmos por dentro os eventos que vão acontecer e das campanhas, dessa forma nossa vida será mais ativa e mais saudável”. Comenta Pacheco.

Segundo o vereador Wesley Rossi: “Parabenizo a participação de todos os idosos presentes e a todos os organizadores, fico muito feliz em estar aqui e ver esse salão cheio”. Afirma Rossi.

A palestrante Cristiane Muller Calazans diz que: “A violência da pessoa idosa não é somente física, mais também psicológica, sexual, abuso financeiro ou material, abandono ou negligencia”. Falou Calazans.

O evento contou com um café da manhã, sorteios de brindes e finalizado com o baile da terceira idade.

 

Tipos de violência:


Física: Inclui abuso e maus tratos físicos, que constituem a forma de violência mais visível e costumam acontecer por meio de empurrões, beliscões, tapas ou por outros meios mais letais, como agressões com cintos, armas brancas (ex. facas, estiletes) e armas de fogo.

 

Negligencia: negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso, tais como privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor. O abandono é uma forma extrema de negligência.

 

Sexual: É qualquer ação na qual uma pessoa, fazendo uso de poder, força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, obriga outra pessoa, de qualquer sexo, a ter, presenciar ou participar, de alguma maneira, de interações sexuais.

 

Econômico-financeira e patrimonial: Consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.

 

autonegligência: Refere-se à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança por meio da recusa de prover a si mesma dos cuidados necessários. Nesse caso, não se trata de terceiros que provocam a violência, e sim da própria pessoa idosa.

 

Psicológica: Corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Podem resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Ana Santos/Portal do envelhecimento

 Galeria de Fotos

 Veja Também