Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3125-1101
Acessibilidade Cadeira

Professores da rede municipal realizam formação sobre história do Bumba Meu Boi

Segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Última Modificação: 30/10/2017 11:40:40 | Visualizada 616 vezes


Ouvir matéria

Nessa sexta-feira (27) a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura, realizou uma formação com a temática Bumba Meu Boi, na Casa da Cultura. A formação contou com oficinas teóricas, músicais e práticas .

O Bumba Meu Boi é uma das festas folclóricas mais tradicionais do Brasil, que mistura danças, músicas, teatro e circo. O bumba meu boi tem sua maior representatividade no estado do Maranhão as festas em comemoração aos santos populares que ocorrem nos meses de junho e julho em São Luís desde o século XVIII.

Segundo o educador social que ministrou a formação Vitor Hugo Silveira Rosa, “A oficina teórica é importante, mas isso pode ser feito em casa, o mais interessante na formação é aprender na pratica, como por exemplo, levar o teórico para realidade de cada disciplina, o professor de educação física pode

A coordenadora pedagógica Samária Crystiane Bicalho de Brito comenta sobre a importância da formação “A partir da cultura popular e do Bumba Meu boi, é possível estabelecer relação com os nossos alunos, criar vínculos, descobrindo valores fundamentais, como a sensibilidade, o olhar estético, a parceria, a união e a interatividade.” Afirma Brito.

 Em cada parte do país, o boi tem um nome diferente: Boi-Bumbá, no Amazonas e no Pará; Bumba-meu-boi, no Maranhão; Boi Calemba, no Rio Grande do Norte; Cavalo-Marinho, na Paraíba; Bumba de reis ou Reis de boi, no Espírito Santo; Boi Pintadinho, no Rio de Janeiro; Boi de mamão, em Santa Catarina e boizinho no Rio Grande do Sul.

Fonte:  Assessoria de Imprensa- Estagiária Ana Santos

 Galeria de Fotos

 Veja Também