Segunda-feira, 07 de agosto de 2017
ÚVisualizada: 1926 vezes
Ouvir matéria
A Prefeitura de Paiçandu, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura está entre as 25 entidades vencedoras do concurso “Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar”. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso tem como objetivo a valorização da compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar. As entidades vencedoras terão relatos compostos no caderno “Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: criatividade e inovação”.
No Paraná, Paiçandu e mais duas cidades foram selecionadas. Desde 2009 a Rede Municipal de Educação de Paiçandu participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que destina 30% das compras da merenda escolar para agricultura familiar, foi baseado neste programa que o concurso foi criado.
A Secretaria Municipal de Agricultura contribui para o desenvolvimento do agricultor familiar de Paiçandu e região, que de acordo com o secretário de agricultura, Renato Silva, melhorou com a prática do programa. “O programa melhorou a comercialização, antes os agricultores tinham dificuldade na venda dos produtos, mas isto mudou com as compras realizadas para as merendas das escolas, isto é muito bom para a agricultura do município”. Afirma Silva.
Um relato descrito pela nutricionista da Secretaria de Educação, Ana Karla Basseto, contou a experiência nas compras realizadas por meio do PNAE desde 2013, os cardápios são formulados para atender as necessidades nutricionais dos alunos, contribuir no crescimento, no desenvolvimento educacional e melhora no rendimento escolar. Basseto afirma que o programa melhorou o cardápio dos alunos: “Hoje temos uma diversidade muito grande de hortaliças, frutas e legumes e isto enriquece a alimentação das crianças, o pequeno agricultor não utiliza a mesma quantidade de agrotóxico como nas grandes plantações, isto proporciona uma alimentação com mais qualidade para o consumo”.
A secretária de educação, Eliane Yakestest, fala que o emprenho da gestão proporciona qualidade na alimentação dos alunos: “Graças à prática do programa as nossas crianças podem fazer diariamente refeições saudáveis que também proporciona bons resultados no aprendizado”.
No dia 20 de outubro acontecerá o lançamento do caderno de Boas Práticas de Agricultura Familiar para Alimentação Escolar, no mesmo dia o prefeito Tarcisio Marques dos Reis, receberá uma placa de premiação do concurso em evento que será realizado em Brasília.
14ª Caminhada na Natureza reúne cerca de 500 pessoas no Distrito de Água Boa
Encerramento do Junho Violeta celebra o cuidado e a valorização da pessoa idosa