Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Alimentos orgânicos na merenda escolar da Rede Municipal

Quinta-feira, 03 de agosto de 2017

Última Modificação: // | Visualizada 663 vezes


Ouvir matéria

Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da região de Maringá estiveram ontem (02), na Prefeitura de Paiçandu em reunião com o vice-prefeito Santo Gardinal, a nutricionista da Secretaria de Educação, Ana Karla Basseto e com o vereador Wesley Rodrigo Rossi. Os representantes apresentaram produtos ainda não ofertados por agricultores de Paiçandu e Água Boa, mas que podem ser inseridos no cardápio das merendas escolares por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Leite orgânico e melado foram duas das opções de produtos ofertados. Quanto ao investimento em novos produtos, a nutricionista Ana Karla Basseto, afirma que a variedade é relevante para a qualidade de quem consome. “A diversidade na alimentação aumenta a biodisponibilidade e enriquece o cardápio com vitaminas e minerais, isto melhora a saúde das crianças”.

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Paiçandu possuem a alimentação regrada por meio do cardápio formulado de acordo com as necessidades nutricionais exigidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Uma das normativas do Programa é que no mínimo 30% dos alimentos destinados a merenda escolar, devem vir da agricultura familiar. Como os assentamentos são administrados por diversas instituições familiares e nele são produzidos diversos produtos, os mesmos podem por meio de chamamento público ter os produtos inseridos na merenda escolar.

Em reunião, ficou acordado de que os locais de produção serão visitados para que a logística e o produtos sejam avaliados.

 Veja Também