Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3125-1100
Acessibilidade Cadeira

Cooperativa Paiçanduense faz coleta de material reciclável diariamente

Quarta-feira, 04 de maio de 2016

Última Modificação: 07/07/2016 08:46:58 | Visualizada 1545 vezes


Ouvir matéria

Para quem desconhece sobre o assunto, materiais recicláveis são aqueles que após sofrerem uma transformação física ou química podem ser reutilizados. Segundo o Instituto GEA, que desenvolve um trabalho de cidadania e educação ambiental, podem ser reciclados os seguintes materiais: papéis, plásticos, metais, lâmpadas de mercúrio, pilhas e baterias. Também objetos como pneus e entulho.

A Cooperativa Paiçanduense de catadores e separadores de Material Reciclável (COPMAR) foi fundada em abril de 2008 por um grupo de moradores que se organizaram, com o objetivo de diminuir o volume de lixo descartado, aumentar a vida útil do aterro sanitário, além de contribuir de forma consciente para a preservação e melhoria da vida do planeta. Reduzir, reutilizar, reciclar e repensar nossos hábitos de consumo e de descarte são alternativas que minimizam o problema do lixo.

A COPMAR desenvolve um processo de tratamento dos materiais recicláveis e os enviam às empresas recicladoras, mas até esta fase existe uma série de etapas que precisam ser feitas:

Coleta: Neste momento os catadores recolhem o lixo reciclável, como alumínio, papel, plástico e vidro, e entregam à cooperativa;

Triagem: Assim que o material chega à cooperativa, ele precisa ser separado e colocado em seus respectivos lugares, de acordo com o tipo de cada material;

Venda: Nesta etapa, todo o material é transportado e vendido para empresas recicladoras que realizam o processo de reciclagem, tornando este material em matéria-prima.

De acordo com a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Nádia Rodrigues, este ano iniciou-se um processo de contratação: “A cooperativa vai fazer a coleta dos materiais do município e a Prefeitura, além das despesas que já paga, irá pagar à cooperativa pela quantidade de material triado e vendido”.

A coleta é feita diariamente em vários bairros do município, e a Secretaria de Meio Ambiente também contribui com um ponto de entrega voluntária, na qual as pessoas podem deixar os materiais recicláveis caso a COPMAR não passe em todos os bairros.

 Para outras informações sobre as rotas e o ponto de coleta, os munícipes podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente, no telefone 3244-9202. É importante que a população tenha consciência que fazer a separação do lixo reciclável é um benefício a longo prazo para o planeta. Todos podem ajudar a preservar o meio ambiente!

Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiária de Comunicação Meliane Nabas

 Galeria de Fotos

 Veja Também