Sexta-feira, 28 de julho de 2017
Visualizada: 1055 vezes
Ouvir matéria
Promovido pelo Conselho e Secretaria Municipal de Assistência Social, ontem (27) aconteceu a 11ªConferência Municipal de Assistência Social que reuniu na Casa da Cultura, diversos representantes da população e autoridades locais. Com o tema ‘Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS’, o vento teve como objetivo a participação da população nas decisões para o planejamento dos próximos quatro anos na política de assistência social na cidade.
Na abertura do evento, o prefeito, Tarcisio Marques dos Reis, falou sobre a relevância da conferência. “Aqui é um dos lugares que a população tem voz e a participação é muito importante para que as políticas públicas funcionem, pois, cada indivíduo sabe da necessidade do seu bairro, da sua família e é aqui que esses problemas podem ser colocados a mostra e posteriormente resolvidos”. Afirma o prefeito.
A mesa de solenidade foi composta pelo prefeito, Tarcisio Marque dos Reis, o vice-prefeito Santo Gardinal, a representante dos usuários, Michele do Vale, o secretário de assistência social, Josivaldo Souza Reis, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Anderson Queiroz, o padre Obelino Silva de Almeida, o padre Sidnei Fabril, o secretário de turismo Juarez Brito, o secretário de cultura, Luciano Scuissatto e o secretário de esportes e lazer, Renato Mariotto.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), discutido durante a conferência é assegurado pela Constituição Federal de 1988 no Sistema de Seguridade Social, onde acontece a organização de ações da assistência social. Nos dias 17,19,21 e 24 de julho, aconteceram as Pré Conferências que antecederam as discussões para o encontro de ontem.
O recém-nomeado secretário de assistência social, Josivaldo Souza Reis, comentou que as conferências de assistências são um marco desde 1993, na construção e no fortalecendo na centralidade dos usuários na participação das decisões. “A conferência é um grande marco pra política de assistência social, envolve o controle social, a participação da sociedade, pensando e planejando da política publica para os próximos quatro anos. É um momento de importância porque as deliberações que são tiradas da conferência, onde os usuários são ouvidos e as decisões levadas para o Plano Municipal de Assistência”. Falou Reis.
O próximo encontro é na Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá nos dia 4, 5 e 6 de outubro em Curitiba e que terá como representante do município, Vanessa Cristina dos Santos, eleita como delegada no encontro municipal.
Prefeitura de Paiçandu abre inscrições para cursos gratuitos
CCJ da Alep aprova projeto que redefine limite territorial entre Paiçandu e Maringá
Semana da Advocacia Participativa chega a Paiçandu com orientações jurídicas gratuitas