Sexta-feira, 01 de abril de 2016
Visualizada: 936 vezes
Ouvir matéria
Segundo um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgado em abril de 2015, as crianças brasileiras não passam, em média, mais de quatro horas por dia nas unidades de Ensino Fundamental. É pouco. Para reverter o quadro, experiências para estender este tempo começaram a surgir no país. São projetos que integram atividades ao turno escolar para aumentar a carga horária dos estudantes, podendo alcançar até oito horas.
De acordo com essa necessidade, vários projetos estão sendo escritos e concretizados nas escolas do município de Paiçandu. Entre muitos projetos, a Escola Municipal Prudente de Morais em parceria com a Secretaria de Esportes está realizando atividades lúdicas, de recreação e também fundamentos do basquete no contra turno dos alunos.
Quando foi pensado este trabalho com crianças, desde o início o objetivo e preocupação dos professores, além de fazer com que as crianças passem mais tempo na escola, é melhorar o desempenho nas atividades em sala de aula e proporcionar um momento de disciplina em meio à diversão.
Iremar de Oliveira Girotto da Secretaria de Esportes coordena o grupo de alunos que participam das atividades e diz que esse trabalho está dando resultado positivo. “A proposta é melhorar o comportamento escolar e ao mesmo tempo proporcionar uma ocupação, ou seja, tirá-los mesmo da rua. Aos poucos eles estão mudando seu comportamento”, afirma.
As aulas acontecem toda terça, quarta, quinta e sexta-feira no período da manhã e a tarde. As crianças que participam tem idade entre nove e 10 anos.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiária de Comunicação Meliane Nabas
Semana da Advocacia Participativa chega a Paiçandu com orientações jurídicas gratuitas
Capacitação fortalece integração entre Saúde, Educação e Assistência Social em Paiçandu
Prefeitura de Paiçandu abre inscrições para o Casamento Comunitário 2025