Sexta-feira, 19 de junho de 2015
Última Modificação: // | Visualizada 3354 vezes
Ouvir matéria
Na quarta-feira (17/06), o Instituto Emater em parceria com a Prefeitura Municipal de Paiçandu e UEM, realizaram o curso de Compostagem Orgânica, com duração de três horas, em uma propriedade rural da região. Participaram do curso produtores rurais e estudantes de Agronomia.
A prática da compostagem, muito utilizado para hortas e canteiros, é o processo de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, considerado um tipo de reciclagem de lixo orgânico. Os efeitos dessa compostagem são: o aumento da permeabilidade do solo; agregação das partículas minerais; fornecimento de macro e micro nutrientes; correção da acidez do solo; aumento da população de microrganismos benéficos e por fim, aumenta a eficiência da absorção dos nutrientes. Além de ajudar na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados.
O palestrante Flávio Antônio Cunha do Instituto Emater destacou a importância de fazer a compostagem com as matérias primas propriedade rural local. O objetivo do curso, segundo o palestrante, foi de ensinar o agricultor fazer a compostagem com os materiais que eles possuem. “O curso também é uma tentativa de participação e aproximação dos produtores entre o Instituto e a Prefeitura”, afirmou Flávio.
Para os produtores, os cursos que são realizados pelo Instituto em parceria com a Prefeitura e o laboratório da UEM têm grande importância, pois eles asseguram aprender mais sobre sua terra, além de incentivá-los a continuar com a agricultura familiar.
Texto e Fotos: Secretaria de Agricultura
Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura