Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Pai?andu participa do Dia Nacional da Economia Solid?ria em Curitiba

Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 671 vezes

Economia Solidária é um modo de produção que se caracteriza pela igualdade, o trabalhador tem domínio dos meios de produção


Ouvir matéria

O Ato em Comemoração ao Dia Nacional da Economia Solidária aconteceu no dia 15 de dezembro, em Curitiba.  A data homenageia a Chico Mendes, por sua luta em defesa da floresta e dos povos da Amazônia.

O evento ocorreu Universidade Federal do Paraná (UFPR) e contou com a participação da Prefeitura de Paiçandu, representada por Bruna Eduarda de Paula – Chefe do Departamento de Turismo e Hilda Huttl – Chefe do departamento de Artesanato, e Márcia da Costa Bianchi de França – Controladora Geral do Município e membro do Conselho Nacional de Economia Solidária.

O modelo econômico está acontecendo no município de Paiçandu, por meio da agricultura familiar e feiras de artesanato. Bruna destaca a importância do modelo e afirma: “Vejo a economia solidária como oportunidade.” Hilda que é a responsável por organizar as feiras de artesanato no município ressalta: “Esse modelo de economia é uma perspectiva de futuro para os empreendedores solidários”.

O evento aconteceu durante o dia todo, e foi dividido em dois momentos. O primeiro, durante a manhã, para fazer relatos, encaminhamentos e avaliação da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, que aconteceu em Brasília nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro. Os gestores que participaram do evento puderam expor os ajuizamentos sobre o que vem sendo construído no que diz respeito às leis que incentivam a prática da economia solidária, a formação dos participantes.

O segundo momento, durante a tarde aconteceu o Ato de comemoração, onde os produtos ficaram expostos na escadaria da UFPR.  Os participantes fizeram uma ciranda e houve a apresentação do grupo Grupo Ka-naombo – que resgata e divulga a cultura negra, por meio da dança e da música.

Entenda o que é a Economia Solidária

Economia Solidária é um modo de produção que se caracteriza pela igualdade, o trabalhador tem domínio dos meios de produção. Outra característica é a autogestão, os trabalhadores gerenciam de forma democrática o empreendimento. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Veja Também