»
Patrimônio Histórico Cultural: A E. F. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1925 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná. Comprada pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná, teve seu nome alterado para E. F. São Paulo-Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. A estação de Água Boa foi inaugurada em 1958, com estilo construtivo bem mais antigo que as estações finais da linha, a estação de Água Boa dá uma boa idéia do tempo que a ponta da linha estacionou por ali (oito anos). É a última estação do trecho que conta com uma caixa – dágua.
A estação de Água Boa proporcionou desenvolvimento para Paiçandu e região, nos anos 60 com o escoamento de grãos. Com o passar dos anos a falta de manutenção e as ações da natureza, fizeram com que a estrutura física entrasse em ruínas, este patrimônio possui imensurável valor histórico cultural para a cultura do paiçandunse.
Estações Ferroviárias do Brasil
Site: http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-spp/aguaboa.htm