Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3125-1100
Acessibilidade Cadeira

Desfile Cultural da Beleza Negra do Município de Paiçandu 2023

Quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Última Modificação: 08/01/2024 10:01:57 | Visualizada 49 vezes


Ouvir matéria

Para celebrar o mês da consciência negra, a Prefeitura de Paiçandu por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou o 4° Desfile Cultural da Beleza Negra, na noite da última terça-feira (21), no Centro do Idoso.

O objetivo do evento, foi exaltar a beleza negra, tanto física quanto histórica, pois foi em 20 de novembro que morreu Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo. Um momento de luta, reflexão e conscientização da importância da cultura africana no Brasil.

O evento contou com uma belíssima palestra com a Professora Dra. Loide Nascimento de Souza, com o tema: "Dia da Consciência Negra e os desafios da mulher negra no Brasil ". Para Ana Alice da Secretaria de Assistência social, esse tema é muito importante, "O preconceito existe e muitas vezes se manifesta nas entrelinhas, de forma velada. O objetivo da palestra foi o de proporcionar um momento de reflexão sobre as relações de poder que permeiam o nosso cotidiano e as relações de gênero e raça, reafirmando nosso compromisso com a sociedade da qual somos parte enquanto cidadãos e empresa pública". Disse Ana Alice, e ainda agradece a participação da Palestrante.

Tivemos também a apresentação do grupo de capoeira e em seguida o tão esperado desfile. Andaram pelas passarelas mais de 30 pessoas, entre crianças, mulheres e homens negros.

A articuladora e defensora da campanha da consciência negra Ana Alice, faz um agradecimento, “Agradeço a todos que participaram direto e indiretamente para que esse avento acontecesse de forma especial, à equipe da assistência social, deixa aqui uma mensagem: Liberdade não é apenas romper as correntes que os prendem, é também romper os preconceitos que os cercam!”, disse Ana.

Em 1988 a Constituição Brasileira consignou o princípio da igualdade ou da não discriminação, em seu artigo 5º, segundo o qual “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” e os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor foram definidos pela Lei 7.716/1989.

A noite contou com a presença do Prefeito de Paiçandu Ismael Batista e a primeira Dama Rosimeire Batista, do Vice-prefeito Val Magalhães, da Secretaria de Assistência Social Fernanda Cequeti além de sua equipe

Fonte: Departamento de Comunicação

 Veja Também