Terça-feira, 04 de julho de 2023
Última Modificação: 04/07/2023 12:56:14 | Visualizada 63 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria de Assistência Social, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do CRAS CENTRO, realizou um bate papo com as psicólogas Emília Tocie Fujiwara e Nayra Borges de Almeida da Defensoria Pública de Maringá, com o tema "Alienação Parental", para as famílias em acompanhamento.
O encontro aconteceu no dia 29 de junho, e contou com a participação de 12 famílias. De acordo com a Lei 12.318/10 - Art. 2, a "Alienação Parental" é a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente, promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos como este.
O PAIF, é ofertado exclusivamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é o principal serviço de Proteção Social Básica ao qual todos os outros serviços desse nível de proteção devem articular-se, pois confere a primazia da ação do poder público na garantia do direito à convivência familiar e assegura a matricialidade sociofamiliar no atendimento socioassistencial.
O trabalho social com famílias possui caráter continuado e apreende as origens, significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas por toda a família, contribuindo para sua proteção de forma integral.
Fonte: Departamento de Comunicação