Terça-feira, 10 de janeiro de 2023
Última Modificação: 02/02/2023 17:17:56 | Visualizada 1199 vezes
Ouvir matéria
Durante esta semana, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), entram em ação para realizar mais um Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti.
O LIRAa é um método de amostragem realizado em todos os municípios brasileiros. É uma importante ferramenta para se mapear as regiões da cidade onde o Aedes aegypti está presente, traçando assim as estratégias para controle do vetor.
Os resultados obtidos durante a realização do LIRAa fornecem informações sobre os índices de infestação com o objetivo de otimizar e direcionar as ações de controle do vetor, além de permitir à população saber quais os tipos de depósitos que apresentam maiores condições de servir como criadouros para o mosquito. Esse conjunto de ações possibilita a adoção de medidas de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Este levantamento acontece a cada 90 dias, onde é verificado se o município está em baixo, médio ou alto risco para o vetor das arboviroses.
O Chefe da Vigilância Ambiental, Alessandro, reforça a importância da participação diária da população no combate ao mosquito. “É importante reforçar que os moradores continuem colaborando e eliminando criadouros do mosquito, evitando objetos que acumulem água parada, como garrafas, vasos ou pneus nos quintais. Caixas de água devem ser bem tampadas e os pratos dos vasos de planta preenchidos com areia para não acumularem água”, ressaltou.
Os moradores estão sendo orientados sobre como prevenir a dengue, zika e chikungunya, evitando objetos que possam acumular água parada e servir de depósito para os ovos do mosquito durante as visitas domiciliares dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs).
#prefeituracuidandodacidade #prefeituradepaiçandu #paiçandu #todoscontraadengue #dengue
Fonte: Departamento de Comunicação