Quarta-feira, 03 de março de 2021
Última Modificação: 03/03/2021 15:55:51 | Visualizada 1150 vezes
Ouvir matéria
O QUE É?
É um serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.
ONDE É REALIZADA?
A abordagem é realizada nas ruas, praças, estradas, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô, prédios abandonados, lixões, praias, semáforos, entre outros locais.
Garantias:
O Serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.
QUEM OFERTA?
O serviço é ofertado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, em Unidade Específica Referenciada ao CREAS.
PÚBLICO ATENDIDO
Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.
Objetivos
AÇÕES/ATIVIDADES
O Serviço Especializado em Abordagem Social desenvolve ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.
FORMAS DE ACESSO:
O acesso ao serviço se dá, principalmente, pela identificação de pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social pela equipe do Serviço nos espaços públicos.
PARCEIROS:
Fonte: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO