Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3125-1100
Acessibilidade Cadeira

Reunião municipal de combate à dengue

Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Última Modificação: 27/02/2020 11:37:43 | Visualizada 374 vezes


Ouvir matéria

A prefeitura de Paiçandu realizou na sexta-feira (21), uma reunião municipal sobre a situação da dengue no município. O encontro aconteceu na câmara municipal e foi aberta ao público. Estiveram presentes o prefeito Tarcisio Marques, representantes do comitê da dengue, os vereadores Carlos Fenille, Dolores Zavatini e Wesley Rossi, o Tenente Jefferson da polícia militar, secretários e funcionários municipais, empresários e representantes religiosos. 

 

Na ocasião foram apresentados pela vigilância ambiental, dados recentes da proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade. Os casos de dengue em Paiçandu e Água Boa no período de 01/01/2020 até 20/02/2020 são: 412 notificados, 58 confirmados, 49 descartados e 305 aguardando o resultado. Houve um crescimento de aproximadamente 150% em relação ao ano passado. Ainda não está em epidemia da doença, mas pode chegar já na próxima semana. 

 

Após a apresentação dos dados, foi discutido juntamente com todos os participantes, planejamentos de ações para o combate da dengue, buscando soluções legais para reforçar a fiscalização nos criadouros existentes nas residências, imóveis comerciais, terrenos, depósitos de lixo e ferro velho.

 

Foi criada em 2019 a lei 2.816/2019, que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito “Aedes Aegypti”, no qual responsabiliza os munícipes pelos estabelecimentos públicos e privados em geral, obrigados a adotar as medidas necessárias a manutenção de seus imóveis limpos, podendo ser passível de multa.


Segundo o prefeito Tarcisio, além de todas as ações emergenciais que a prefeitura vem fazendo de combate ao mosquito, é preciso a conscientização da população. “80% dos focos estão nas casas, por isso o povo precisa entender e se conscientizar dos problemas que a água parada pode causar não só para ela, mas sim para toda a cidade. Dengue mata, reserve uns minutos do seu dia, faça uma vistoria na sua casa e nos ajude a combater a proliferação.” Afirmou o prefeito. 


A prefeitura segue com a ação emergencial nos bairros de Paiçandu, principalmente nos locais de maior índice de infestação. Em caso de dúvidas e sugestões entre em contato no telefone (44) 3244-4975, (44) 3244 0413 ou no e-mail: ouvidoria@paicandu.pr.gov.br.

Fonte: Departamento de Comunicação - Suellen Rodrigues

 Veja Também