Segunda-feira, 09 de setembro de 2019
Última Modificação: 09/09/2019 09:47:13 | Visualizada 672 vezes
Ouvir matéria
Na terça-feira (3) na Casa da Cultura, localizada na Av. Curitiba, 440, aconteceu uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (Aces), cujo o objetivo é instruí-los a identificar quando ocorre a violência doméstica e realizar uma orientação adequada à vítima.
Este curso faz parte do “Projeto de Intervenção para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – Paiçandu”, realizado por duas alunas de psicologia Mayara Calefe e Thaniery Rosa sob orientação da estagiária Rafaela Rocha Mafra.
Durante a palestra as estudantes expuseram os vários tipos de violências domésticas e o que cada uma significa, são elas: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Violência física: é qualquer ato contra a integridade ou saúde corporal da vítima.
Violência psicológica: é qualquer ação que cause prejuízo psicológico, como humilhação, chantagem, insulto, isolamento e controle de comportamento.
Violência sexual: força a mulher presenciar, manter ou participar de relação sexual indesejada. Impedir o uso de método contraceptivo ou forçá-la à gravidez, aborto ou prostituição mediante força ou ameaça.
Violência patrimonial: São situações quando o agressor destrói bens, documentos pessoais e instrumentos de trabalho.
Violência moral: Caluniar, difamar ou cometer injúria contra a mulher.
Como profissionais da área da saúde, muitas vezes eles se deparam com situações extremamente delicadas, com isto, este treinamento tem o intuito de orientá-los a oferecer respostas caso identifique algum tipo de violência durante as visitas.
Caso você identifique alguém que está sofrendo violência doméstica oriente esta pessoa a prestar queixa na Delegacia Civil de Paiçandu localizada na rua Alberto Santos Dummont, 777, centro, fone: (44) 3244-0850, ou denuncie neste número (44) 99755-5953 (apenas para denúncia), ou procure a equipe do Creas de Paiçandu localizada Praça Dom João VI, 26, fone: (44) 3244-6055.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiária Suellen Rodrigues