Quinta-feira, 14 de junho de 2018
Última Modificação: 21/06/2018 12:00:09 | Visualizada 945 vezes
Ouvir matéria
Na terça-feira (12) aconteceu a primeira reunião no Paço Municipal com as famílias que vão se cadastrar para adquirir a casa própria pelo Programa Nacional de Habitação Rural.
Estavam presentes na reunião as representantes da Emater Katherine Breno e da COHAPAR Jacira de Sousa, a responsável pela secretaria de agricultura Nadia Rodrigues, vice-prefeito Santo Gardinal e as treze famílias que vão tentar se enquadrar no projeto.
O QUE É O PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL​?
O programa foi criado pelo Governo Federal com base no Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009 com o objetivo de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando/ampliando/concluindo uma existente. ​
No programa existem alguns requisitos que precisam ser preenchidos para que entrar no programa, como por exemplo: ser morador e trabalhador rural, não tem registro na carteira de trabalho na área urbana, não pode ter residência na área rural ou urbana, precisa se enquadrar nos critérios de renda, realizado pelo Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
A secretaria de agricultura vai acompanhar e auxiliar no processo de coleta de documento e medições dos terrenos. O programa não é 100% garantido para as famílias que vão tentar participar, porque ainda precisa pleitear junto com o Ministério da Cidade.
O Ministério liberou 16mil casas para serem construídas no Brasil todo, somente no Paraná serão construídas 3mil e no município de Paiçandu serão liberados de acordo com o relatório que o município envia.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiária Ana Santos