Quinta-feira, 07 de dezembro de 2017
Última Modificação: 07/12/2017 16:10:03 | Visualizada 1183 vezes
Ouvir matéria
No dia 05 de dezembro, o Secretário da Assistência Social de Paiçandu Josivaldo Souza Reis, juntamente com a psicóloga e Coordenadora da Proteção Social Básica e Especial Andressa Pires Martins, e o Assessor Jurídico do CREAS Osnir Alves da Silva, estiveram na Secretaria da Assistência Social do município de Sarandi para conversar com o Secretário também de Assistência Social Antônio Del Nero.
O objetivo foi conhecer o funcionamento do abrigo municipal que acolhe crianças e adolescentes em Sarandi, e também buscar uma parceria para atender, de forma excepcional, o acolhimento institucional de crianças e adolescentes de Paiçandu nos termos do artigo 101, inciso VII do ECA, ate que a casa lar de Paiçandu esteja em funcionamento.
O secretário de assistência social Josivaldo Souza Reis garante que em breve a casa lar do município de Paiçandu estará funcionando: "O planejamento técnico e financeiro está bastante avançado, estamos realizando os estudos conforme a exigência do Sistema Único de Assistência Social e o Estatuto da Criança do Adolescente”.
Desde que assumiu a secretaria em julho, o secretário vem trabalhando com a equipe técnica da assistência social e o Conselho Tutelar para conhecer experiências que tiveram êxito na região, no que se refere ao acolhimento de crianças e adolescentes.
Em agosto realizou uma visita ao município de Santa Fé, lá a casa lar funciona na modalidade de consórcio junto a outros municípios, já a casa lar de Sarandi é mantida pelo próprio município.
Paiçandu está articulando com outros municípios que também têm interesse em implantar o serviço na modalidade de consórcio socioassistencial, uma forma de os municípios dividirem as despesas com o serviço, pois os estudos apontam que devido a previsão do custo mensal da manutenção do serviço seria inviável para um município, implantar sozinho.
“A implantação desse serviço em nosso município é uma prioridade da gestão do prefeito Tarcísio, que vem a somar com o Programa Família Acolhedora que a secretaria de Assistência Social fez adesão no final de novembro deste ano” destaca Reis. A política de assistência social avança rumo à garantia de direitos e principalmente nos cuidados à criança e ao adolescente.