Terça-feira, 26 de setembro de 2017
Última Modificação: 26/09/2017 13:57:34 | Visualizada 818 vezes
Ouvir matéria
Hoje (26) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou uma palestra sobre a prevenção ao suicídio. O evento foi mediado pela psiquiatra Fernanda Alves Monteiro. O slogan da campanha desse ano é “Falar é a melhor solução”, para incentivar as pessoas a procurar ajuda e falar sobre os problemas que enfrentam, para tentar solucionar com a ajuda de profissionais.
Segundo a psiquiatra Fernanda Alves Monteiro, “o suicídio não é falta de Deus e sim um ato de desespero de quem já não percebe alternativas para lidar com a dor”. A psiquiatra ressalta também a importância e cuidado redobrado sobre aquelas pessoas que possuem um transtorno mental, pois probabilidade de suicídio é maior.
Na palestra foram pontuados alguns mitos e verdade sobre o suicídio, como por exemplo, mitos, pessoas que falam sobre suicídio não tem intensão de se matar. Verdades, a maioria das pessoas que falam sobre suicídio chega a cometer o ato, pessoas com sofrimentos intensos e constantes também.
O suicídio é um problema de saúde publica de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a segunda maior causa de morte de pessoas com idades entre 15 e 19 anos no mundo.
Fonte: Assessoria de Imprensa- Estagiária Ana Santos