Quinta-feira, 17 de agosto de 2017
Última Modificação: 17/08/2017 16:31:46 | Visualizada 794 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde junto com as equipes de combate a endemias e dengue, realizaram na semana passada um levantamento de dados sobre e infestação de dengue no munícipio. De acordo com a pesquisa, Paiçandu apresenta um baixo índice de risco de epidemia de dengue, doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti.
Nos anos de 2015 e 2016 por meio de concurso municipal, foram convocados vários agentes que trabalham na prevenção e controle de epidemia na cidade. Atualmente a 15 agentes de campo, buscando e eliminando focos do mosquito na comunidade. Os dados são feitos através de 4 coletas por ano, com os quarteirões selecionados por meio de um programa digital.
O supervisor dos agentes de campo, Adriano de Jesus Rodrigues, fala sobre a importância do trabalho realizado: “Nas casas que encontramos larvas são feitos estudos para identificar o tipo de mosquito, assim mantemos um controle na eliminação, a vacina também foi de extrema importância para o baixo índice, além do trabalho de conscientização dos agentes de campo”.
Clilaine de oliveira, coordenadora do setor de endemias, diz sobre a importância desses dados: “Com estes resultados podemos planejar qual localidade temos que dar mais atenção e programar ações de prevenção, nossa equipe espera poder manter esses números”.
Diferente do ano passado onde a cidade teve 992 casos suspeitos de dengue, no qual 348 foram confirmados, neste ano houve 31 notificações e 4 casos confirmados até o início do mês de agosto. A Secretaria de Saúde e a equipe de endemias e dengue cumpre o importante papel de conscientizar a população e prosseguir combatendo a dengue, mas a população também pode contribuir eliminando os focos de criadouros do mosquito. Conscientize-se!
Fonte: Assessoria de Imprensa- Estagiário Luiz Gabriel