Quarta-feira, 26 de julho de 2017
Última Modificação: 01/08/2017 16:21:54 | Visualizada 1838 vezes
Ouvir matéria
Ontem (25), com o apoio da Prefeitura, os funcionários e professores do Colégio Estadual Vercindes Gerotto dos Reis, receberam a equipe do Núcleo de Justiça Restaurativa da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O objetivo do encontro foi apresentar o curso de “Justiça Restaurativa”, onde com o método do círculo da paz, os orientadores apresentaram uma possibilidade de resolver conflitos escolares e sociais de forma acolhedora e com diálogo.
Andressa Pires Martins Santana, psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), falou sobre a importância do projeto: “Os conflitos poderão ser tratados com essa metodologia, serão feitos círculos nas escolas, onde serão tratados os conflitos entre alunos, professores e familiares, criando espaços de diálogos e acordos.”
A psicóloga do projeto justiça restaurativa da UEM, Amanda Lima Nascimento, explica a proposta do encontro: “Queremos melhorar o relacionamento entre as pessoas e devolver para a escola o poder que ela já tem de resolver seus próprios conflitos de uma forma não punitiva, propondo uma cultura de paz.”
A advogada, professora universitária e mediadora de conflitos judiciais e extrajudiciais, Cláudia Aparecida Costa Lopes, comenta sobre a relevância do projeto: “Tem-se um ambiente escolar mais harmônico que é levado para casa do aluno, melhorando a relação com os pais. Entre os docentes, a resolução pacífica de conflitos também é capaz de proporcionar um ambiente de trabalho mais prazeroso e produtivo.”
Bernadete Suely Cavaline dos Santos, agente educacional, falou sobre a experiência do círculo: “Foi ótimo ouvir os colegas de trabalho e falar um pouco do que pensamos até mesmo sobre eles e entre nós, conseguimos falar e escutar o que cada um sentia.” Afirma.
Este método é a aplicação de técnicas restaurativas em diversos setores da comunidade a fim de minimizar as situações conflitivas ou até evita-las.
Fonte: Assessoria de Imprensa- Estagiário Luiz Gabriel