Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3125-1100
Acessibilidade Cadeira

Agentes Comunitários de Saúde recebem tablets para modernizar o atendimento

Segunda-feira, 19 de junho de 2017

Última Modificação: 03/07/2017 14:26:29 | Visualizada 1417 vezes

Novo dispositivo permite sincronia de informações de pacientes em tempo real


Ouvir matéria

Na terça-feira (13), o prefeito Tarcisio Marques dos Reis realizou no gabinete, a entrega simbólica de tablets para os agentes comunitários de saúde (ACS). O uso do aparelho faz parte do processo de informatização da Secretaria de Saúde de Paiçandu que contribui para o desempenho dos servidores, proporciona mais segurança no arquivo dos prontuários dos pacientes e elimina o preenchimento das fichas manuais.

No total, 45 tablets serão usados pelos ACSs no dia a dia de trabalho. A partir desta semana, os servidores estão em treinamento para aprenderem a manusear o software.  O uso do dispositivo possibilita a sincronização das informações percebidas durante as visitas, gera a integração dos dados dos pacientes em tempo real e possibilita para Paiçandu uma cidade moderna, justa e sustentável.

O equipamento possui ícones que permite ao servidor acessar, incluir, fotografar e alterar os dados do paciente. Ícones como cadastramento domiciliar, visita domiciliar, atendimento individual, procedimento, atendimentos odontológicos e observações fazem parte das atividades desenvolvidas pelos ACSs, na qual agora poderão ser alteradas pelos agentes permitindo a atualização de informações dos pacientes em tempo real. O uso do dispositivo também irá gerar economia no uso de papel, aumentar a quantidade de visitas e assegurar que os dados do paciente sejam acessados com segurança e com as informações atualizadas.  

O equipamento tem monitoramento por GPS e também uma opção sincronizar, nesta opção é que ocorre a integração dos dados do paciente com toda rede municipal de saúde.  A agente comunitária de saúde, Mara Lane Cardoso dos Santos, foi convocada no último concurso, está a um ano trabalhando como ACS e fala sobre a relevância no uso do tablet “Essa nova maneira de trabalhar vai melhorar bastante para nós, vamos poder fazer mais visitas nas casas adiantando nosso serviço, além da agilidade no acesso e preenchimento dos dados do pacientes é claro”.

Os agentes de endemias (agentes da dengue) foram os primeiros no processo de informatização e fazem o uso do aparelho na fiscalização de combate a dengue desde julho de 2016. A UBS do jardim Pioneiro I, UBS do jardim Canadá, farmácia, agendamento e laboratório são departamentos da Secretaria de Saúde que já estão informatizadas.

O objetivo é finalizar a informatização e proporcionar aos pacientes de toda Rede Municipal de Saúde de Paiçandu mais segurança nos dados e agilidade no atendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Gedmila Alves

 Galeria de Fotos

 Veja Também