Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3125-1100
Acessibilidade Cadeira

Educação Especial: cuidando das crianças da Rede Municipal

Quarta-feira, 03 de maio de 2017

Última Modificação: 15/05/2017 14:23:32 | Visualizada 1702 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Educação conta com duas pedagogas, uma fonoaudióloga e uma psicóloga que executam a função de atendimento, avaliação e encaminhamento de alunos com dificuldade de aprendizado e deficiência intelectual. O Departamento de Educação Especial fica no mesmo prédio que a Secretaria de Educação, localizado na Rua Sete de Setembro, 487 no Centro. Todo o planejamento educacional para que as necessidades dos alunos sejam supridas e os mesmos consigam alcançar o desenvolvimento educacional necessário acontece nesse local.

A Sala de Apoio Pedagógico e a Sala de Recurso Multifuncional são meios pelos quais a equipe da Educação Especial trabalha o desenvolvimento dos alunos no contraturno da educação formal, elas ficam dentro das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que os alunos estudam. O Professor de Apoio Permanente é quem atua para acompanhar o aluno com necessidades educacionais especiais, atuando como mediador no apoio à complementação dos conteúdos escolares.

Na Sala de Apoio Pedagógico os trabalhos são destinados aos alunos com dificuldades de aprendizagem e que nem sempre têm deficiências, distúrbios ou condutas típicas, mas, apresentam uma história de insucesso escolar e/ou de repetências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Já a Sala de Recursos Multifuncional atua na área de deficiência Intelectual que complementa a escolarização de alunos que apresentam Deficiência Intelectual, Deficiência Física Neuromotora, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Transtornos Funcionais Específicos.

A organização do Departamento de Educação Especial é necessário para o trabalho desenvolvido, sendo assim, as servidoras distribuem as funções para que esse processo aconteça. A pedagoga e coordenadora do departamento Nilceia A. Argoso Messias é responsável pela parte de documentação, legalidades e também participa do processo avaliativo dos alunos que após serem avaliados recebem um tratamento se acordo com sua a necessidade.  

A pedagoga Andrielly Silva de Oliveira é responsável exclusivamente pela avaliação, sendo assim, a mesma elabora processos avaliativos que contemplem a análise do desempenho cognitivo, afetivo, social e psicomotor dos alunos. A psicóloga Vanda Reis trabalha o contexto educacional e uma das atividades que realiza é a avaliação de alunos com dificuldades diante das exigências educacionais e o processo educativo, levando em consideração os aspectos educacionais e implementando a metodologia de ensino que efetive a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual, social e emocional do aluno.

O Departamento de Educação Especial também possui uma fonoaudióloga, Fernanda Novelli, que planeja, desenvolve e executa orientações quanto ao uso da linguagem, motricidade oral, audição e voz. Um dos alunos atendidos por Fernanda é o Luís Fernando, aluno do quinto ano da Escola Municipal Antonio Linares, a mãe dele Marta Lilian dos Santos, afirma que já viu a evolução do filho após os atendimentos: “O acolhimento que ele tem é excelente, faz mais de um ano que ele passa com a fono e eu tenho visto a melhora dele nesse tempo”.

A Prefeitura de Paiçandu possui convênio com a Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), Associação Maringaense dos Autistas (AMA), Escola de Deficientes Auditivos (ANPACIM) e o Colégio Kennedy, para que os alunos que necessitam de serviços que não são oferecidos pelo município sejam atendidos nessas instituições. O Programa de Transporte contribuiu tanto no período da manhã quanto no período da tarde, levando e buscando alunos os alunos para esses locais conveniados.

Fonte: Assessora de Imprensa - Gedmila Alves

 Galeria de Fotos

 Veja Também