Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3125-1100
Acessibilidade Cadeira

Novembro Azul é escolhido como mês de conscientização de saúde do homem

Sexta-feira, 04 de novembro de 2016

Última Modificação: 09/11/2016 16:37:47 | Visualizada 1259 vezes


Ouvir matéria

O dia 17 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, por esse motivo, durante todo o mês, ações dedicadas a cuidados da saúde do homem e ao câncer de próstata acontecem internacionalmente. A doença é o segundo tipo mais comum em homens no Brasil.

Mas não é apenas o câncer de próstata que atinge a saúde dos homens, de acordo com dados do Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2015 a obesidade atinge 57% do sexo masculino, o alcoolismo 25% e o tabagismo 13%. Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde aponta que de 6.141 homens 31% não tem o hábito de ir ao médico o que é negativo para a saúde do homem.

A secretária de saúde do município, Silvanir Pereira Sandrigo, fala sobre a relevância do diagnóstico precoce: “Toda doença diagnosticada e tratada no início possui maior êxito de cura, por isto é necessário que com sintomas ou não os homens procurem uma unidade de saúde regularmente e realize exames”.

Como maneira de impedir que doenças crônicas se desenvolvam, o Ministério da Saúde recomenda que se adote uma rotina saudável de alimentação, ingestão de água e que evite o consumo de bebidas alcoólicas, realizem exercícios físicos e procurem regularmente uma unidade básica de saúde para um check-up*. 

O que é Check-up?

O check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. Tem como principais objetivos:​

Ajudar a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção. Essas ações incluem a vacinação, o estabelecimento de uma dieta equilibrada, orientações para parar de fumar, dar ferramentas para a criação de uma rotina de atividade física e conscientizar sobre a necessidade de realizar determinados exames que realmente podem propiciar o diagnóstico precoce de doenças com curso assintomático (como câncer), podendo levar a maiores índices de cura.

Diagnosticar doenças já instaladas, porém ainda não manifestadas (colesterol alto, diabetes, hipertensão) cujo tratamento terá impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do indivíduo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também