Terça-feira, 18 de outubro de 2016
Última Modificação: 24/10/2016 11:37:16 | Visualizada 5518 vezes
Ouvir matéria
No dia 26 de agosto de 2016, a cidade de Paiçandu foi beneficiada com o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU) que atua em situações de emergências oferecendo socorro mais rápido e se necessário o encaminhamento para uma unidade de saúde. A equipe de atendimento conta com condutores/socorrista, técnicos de enfermagem, enfermeiro e um coordenador oferecendo a toda população atendimento 24 horas pelo 192.
A base do SAMU em Paiçandu fica na Rua Sete de Setembro, 871, centro. O espaço foi cedido pela prefeitura e o serviço faz parte do Samu Regional do Norte Novo, tendo Maringá como base. A unidade de Paiçandu conta com uma equipe de três condutores/socorristas, quatro técnicos de enfermagem, um enfermeiro técnico responsável e um coordenador, também possui uma ambulância que presta atendimento aqui no município e para as cidades de Itambé, Doutor Camargo, Floresta e Ivatuba. As ligações feitas pelo 192 são encaminhas para Maringá, que destina o atendimento para o local da ocorrência.
A coordenadora do SAMU em Paiçandu é a Elionai Volovski Sampaio e fala sobre a relevância de ter este serviço na cidade “Uma base do SAMU em Paiçandu é importante para fornecer um atendimento de urgência e emergência seguro, direcionando agilidade no tipo de gravidade. O SAMU traz pontos estratégicos de rapidez em prestar o atendimento baseando no diagnóstico e critério da especialidade necessário para o paciente”.
Quando ligar para o SAMU:
Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
Em casos de intoxicação;
Em caso e queimaduras graves;
Em ocorrência de maus tratos;
Em trabalhos de parte onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
Em casos de tentativas de suicídio;
Em crises hipertensivas;
Quando houver acidentes/traumas com vitimas;
Em caso de afogamentos;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos.
Fonte: Assessoria de Imprensa