Segunda-feira, 16 de maio de 2016
Última Modificação: 18/05/2016 13:49:47 | Visualizada 1086 vezes
Ouvir matéria
Com o objetivo de lutar contra o preconceito a gays, lésbicas, bissexuais e travestis, a Secretaria de Assistência Social de Paiçandu inicia hoje (16), uma Campanha contra a homofobia. Serão distribuídos panfletos e cartazes reforçando a importância de saber sobre o assunto.
No dia 17 de maio de 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde. Em 2004, a data foi escolhida por movimentos pelos direitos LGBT’s, para se tornar símbolo da luta por direitos humanos, pela diversidade sexual, contra a violência sexual e contra a violência e o preconceito. Portanto, 17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia.
O que é homofobia?
É um termo utilizado para designar uma espécie de medo, aversão ou ódio irracional aos homossexuais, àqueles que têm atração afetiva e sexual por pessoas do mesmo sexo. Sendo a causa principal da discriminação e violência contra gays, lésbicas, travestis, transexuais, bissexuais e transgêneros. A homofobia pode ser expressa de modo velado por meio de atitudes e comportamentos preconceituosos, e envolvem a discriminação, por exemplo, na relação de um emprego, locação de imóveis, escolas, etc. A atitude homofóbica inevitavelmente leva à injustiça e à exclusão social de quem a sofre.
Dados sobre a homofobia no Brasil
Segundo pesquisa feita pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) em 2013, pelo menos 312 gays, lésbicas e travestis brasileiros foram assassinados, média de um homicídio a cada 28 horas. A entidade estima que 99% dos crimes foram motivados por homofobia. A pesquisa destaca que o número de assassinatos de homossexuais cresceu 14,7% nos últimos quatro anos. Segundo o estudo, o Brasil segue como campeão mundial em homicídios de homossexuais: de cada cinco gays ou transgêneros assassinados no mundo, quatro são brasileiros.
SAIBA ONDE DENUNCIAR
Disque 100 - Disque Direitos Humanos – é um serviço de atendimento telefônico gratuito.
Polícia Federal: denuncia.pf.gov.br
(Em casos de Crimes pela internet)
Fonte: Assessoria de Imprensa e Secretaria de Assistência Social