Sexta-feira, 13 de maio de 2016
Última Modificação: 13/05/2016 11:35:11 | Visualizada 615 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria de Educação por meio da Assessoria da Educação Infantil promoveu nos dias 10,11 e 12 de maio, um grupo de estudos para troca de experiência com os professores das turmas de três, quatro e cinco anos da Rede Municipal. Com o tema “Corpo, desenho e autorretrato”, as assessoras da Educação Infantil Ângela Valéria Frugerio e Joyce Vendramel Lousada, conduziram toda formação.
A conversa e sugestão de trabalho proposto, através da expressão corporal, era explicar que desde a mais pouca idade elas se manifestam de diferentes formas por meio de desenhos, pois toda criança desenha, basta ter instrumentos que deixe marcas. É por meio dos traçados realizados pelas crianças que é possível observar a agilidade ao manusear um recurso para contar as coisas por meio das formas, linhas e cores de acordo ao meio em que ela está inserida.
Este é um dos recursos que serve de acompanhamento pedagógico no desenvolvimento gráfico da criança que documenta as vivências, experiências, observações, sensações e expressa tudo o que for apresentado de significativo para a criança. O olhar para cada desenho é uma atividade que requer sutileza, atenção, observação e sensibilidade. A fim de avaliar, planejar e “replanejar” a prática pedagógica.
O professor como mediador é quem dará significado aos traços realizados pela criança e estabelece a relação entre o desenho feito e o conteúdo que se quer representar, assim, desafiando-a para novas descobertas, novos traços, círculo, que ela faz.
Quando a criança utiliza forma, cor, tamanho e usa em seus desenhos para recordar, deixa de ser simplesmente um exercício motor, transforma-se em uma atividade intelectual complexa. Na próxima semana, a formação continuará com professores do maternal de toda Rede Municipal de Ensino.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiária, Gedmila Alves