Segunda-feira, 25 de abril de 2016
Última Modificação: 29/04/2016 11:53:36 | Visualizada 912 vezes
Ouvir matéria
A rede pública de saúde inicia hoje (25), a Campanha de Vacinação contra a gripe, dirigida a uma grande parcela da população, sendo ela, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, pessoas com mais de sessenta anos, gestantes e mães que tiveram filho há menos de 45 dias. Há ainda os trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas que também serão imunizados durante a Campanha de Vacinação. Em Paiçandu, quatro Unidades Básicas de Saúde estão fazendo a vacinação até o dia 20 de maio, conforme o horário de funcionamento de cada unidade.
A Campanha de Vacinação tem o objetivo de reduzir o número de internações e mortes da população que faz parte do grupo de risco no Brasil. A influenza é uma infecção do sistema respiratório das quais principais complicações são as pneumonias, podendo levar ao agravamento e ao óbito.
O público alvo da Campanha de Vacinação é definido pelo Ministério da Saúde com base nos grupos com maior risco de apresentar complicações decorrentes da gripe. A diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Adryene Bernardo Monteiro, explica que a vacina utilizada na campanha é a trivalente, ou seja, que imuniza contra três tipos de vírus influenza (H1N1, H2N3 e B), mas lembra de que outros vírus também podem provocar doenças. “Como não há vacina para outros vírus, a melhor forma de prevenir a gripe ainda é evitando o contato com pessoas doentes, a higienização com frequência das mãos e também a ventilação dos ambientes”, afirma.
As Unidades Básicas de Saúde, na manhã desta segunda-feira, ficaram lotadas e até o último dia da Campanha, a previsão é que as pessoas continuem procurando pela vacina. Essa semana, do dia 25 a 29, o horário que os quatro postos atenderão para a vacinação, será estendido até às 20h. E no sábado dia 30, o atendimento será das 8h da manhã às 17h da tarde.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiária de Comunicação Meliane Nabas