Terça-feira, 05 de abril de 2016
Última Modificação: 25/04/2016 11:27:35 | Visualizada 1117 vezes
Ouvir matéria
No próximo dia 25 de abril começa em todas as unidades de saúde do município a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) 2016. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, o objetivo é vacinar todas as pessoas do grupo de “risco”. No dia 30 de abril (sábado) acontecerá o Dia D da campanha onde todos os postos estarão abertos para a vacinação.
A gripe é causada pelo vírus transmitido de pessoa para pessoa, principalmente nos meses mais frios do ano, tendo início súbito e pode provocar febre, mal estar, dor de garganta, tosse, dores no corpo e cabeça. A vacina é o principal meio de prevenção das infecções causadas pelo vírus da influenza, sendo responsável pela redução de complicação, hospitalização e óbito. O resfriado apresenta sintomas parecidos com a gripe, mas sendo mais brandos e de curta duração.
Os principais grupos a receber a vacina são:
• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
• Gestantes e mulheres que deu à luz muito recentemente;
• Portador de Doença Crônica;
• Adultos acima de 60 anos;
• Profissionais de saúde.
No ano passado a Secretaria de Saúde aplicou mais 11 mil doses da vacina, ela que contêm partes dos três tipos de vírus Influenza que mais circulam entre as pessoas, produz anticorpos contra estes tipos de vírus protegendo a pessoa que recebeu a vacina.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de tomar a vacina anualmente, pois a composição da vacina muda a cada ano porque os vírus se modificam constantemente. A proteção dura doze meses e é adquirida após duas semanas da vacinação.
O Ministério lembra que a vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha. A infecção do trato respiratório causada pelo vírus influenza é altamente contagiosa e atinge milhões de indivíduos no mundo. Pode acometer pessoas de qualquer idade, acarretando doença moderada ou grave.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Assessora de Imprensa - Estagiária de Comunicação Gedmila Alves