Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3125-1100
Acessibilidade Cadeira

Secretaria de Meio Ambiente oferece local de descarte correto para o lixo eletrônico

Segunda-feira, 04 de abril de 2016

Última Modificação: 04/04/2016 15:57:00 | Visualizada 996 vezes


Ouvir matéria

De acordo com um relatório feito em 2015 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a indústria eletrônica gera anualmente 41 milhões de toneladas de lixo avaliadas em US$ 19 bilhões. Computadores, telefones celulares, televisores, impressoras, ou qualquer outro material com resíduo eletrônico sem utilidade em residências e empresas pode ser considerado lixo eletrônico.

O descarte deve ser feito de forma correta, pois se jogado de forma incorreta e/ou deixar acumular em locais como gavetas e armários podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente, e inclusive à saúde das pessoas. Estes materiais contêm substâncias químicas como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio, entre outros, que contaminam o solo e causam graves doenças para quem trabalha coletando o lixo nos lixões ou mesmo nas ruas.

Pensando nisso, a Prefeitura de Paiçandu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, desenvolve um trabalho de coleta do lixo eletrônico e o descarte correto vai direto para a cooperativa. O assessor da Secretaria de Meio Ambiente, William Foresti, ressalta a importância de descartar corretamente o lixo eletrônico: “recebemos, aqui na secretaria, diversas denúncias de pessoas que descartam em lugares inadequados e chega acumular água. Estão aí dois grandes problemas: a proliferação do mosquito da dengue com o acúmulo de água, e a estética da cidade, que fica parecendo um lixão de produtos eletrônicos”, confessa.

O procedimento é simples e rápido: se você tem algum material eletrônico em desuso na sua casa ou empresa, imediatamente leve até a Secretaria de Meio Ambiente e peça para que a equipe encaminhe para o lugar de descarte correto. Assim você estará contribuindo para o futuro do nosso planeta. Alguns produtos como pilhas, baterias e lâmpadas em geral não são recolhidos pela secretaria.

O horário de funcionamento para a entrega do lixo eletrônico é de segunda à sexta. No período da manhã das 08h30 às 11h30 e à tarde das 13h às 17h. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente só pede à população que não misture outros materiais que não sejam eletrônicos, pois assim dificultará o recolhimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiária de Comunicação Meliane Nabas

 Galeria de Fotos

 Veja Também