Segunda-feira, 07 de dezembro de 2015
Última Modificação: 08/12/2015 11:12:58 | Visualizada 1641 vezes
Um projeto de valorização histórica
Ouvir matéria
Na noite de sexta-feira (04/12) foi realizada a primeira caminhada noturna: “Luzes da Cidade” em Paiçandu. O projeto é uma iniciativa do Grupo de Peregrinos de Maringá, que tem a intenção de levar essa caminhada a várias cidades da região.
A equipe formada por Peregrinos de Maringá, Empreendedores do Turismo de Paiçandu e integrantes do Conselho Municipal de Turismo percorreu aproximadamente de 5 km visitando alguns prédios públicos e pontos turísticos do município. A recepção dos caminhantes foi na Casa da Cultura de Paiçandu, por volta das 19h30.
A caminhada “Luzes de Paiçandu” é um projeto piloto e tem como objetivo mostrar à população os principais pontos históricos de Paiçandu. Nesta primeira caminhada, o circuito escolhido foi Casa da Cultura, Portal das Águas, Biblioteca Cidadã, Colégio Estadual Paiçandu, Escola Doutor Prudente de Morais, Prefeitura Municipal, Antigo Terminal Rodoviário, Igreja Matriz e Ginásio de Esportes, onde acontece a Feira do Produtor.
O coordenador do grupo Peregrinos de Maringá, Jair Jacovós, disse ter ficado feliz com o convite da Secretaria de Turismo em realizar o projeto na cidade de Paiçandu. “Desde o início a minha intenção é levar pessoas a conhecer lugares e pontos turísticos por meio de caminhadas. Há três anos tive a iniciativa em Maringá e tem dado certo”, salienta.
Apesar de um pouco de chuva, as pessoas não se sentiram incomodados e a caminhada foi um sucesso. “Fiquei impressionado com a preservação dos prédios públicos e principalmente das escolas, estão muito bem cuidados. Eu tinha outra visão da cidade, gostei de saber que é melhor do que pensava”, afirma o casal Neide e Everaldo Gomez de Maringá.
A chefe de departamento da Secretaria de Turismo, Bruna Eduarda pensa em abrir o projeto para os estudantes das escolas municipais e estaduais de Paiçandu. “É muito importante que as crianças, adolescentes e jovens conheçam a cidade onde moram e se sintam pertencentes a ela”, afirma.
Fonte: Secretaria Municipal de Turismo