Segunda-feira, 19 de outubro de 2015
Última Modificação: 15/11/2015 18:46:21 | Visualizada 2556 vezes
Ouvir matéria
Na terça-feira (13) e sexta-feira (16), a Secretaria de turismo e cultura realizou a primeira parte do projeto “História e cultura: o patrimônio mais valioso de uma comunidade”, com as crianças do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente de Paiçandu. O intuito é apresentar uma parte esquecida da história da cidade por meio do Cemitério dos Caboclos e a comunidade de Marilá.
A ideia da atividade surgiu quando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN - fez uma pesquisa levantando dados antigos sobre o Cemitério dos Caboclos e determinou o local como sendo sítio arqueológico e patrimônio cultural brasileiro.
Nestes dias de atividade foi abordada a verdadeira história do Cemitério, da capela do Marilá e os povos que habitavam à região de Paiçandu e Água Boa há mais de 80 anos.
A equipe do turismo entende que o projeto é uma forma de apresentar para as crianças e os adolescentes a importância de um patrimônio histórico e cultural para a cidade e desmistificar a ideia de que o Cemitério dos Caboclos é um lugar abandonado.
Fonte: secretaria Municipal de Turismo e cultura