Quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Última Modificação: 15/11/2015 18:50:38 | Visualizada 978 vezes
Ouvir matéria
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS realizou um Encontro Temático referente à Campanha do Dia Nacional de Luta pelos direitos das Pessoas com Deficiência. O dia é comemorado em 21 de setembro, escolhido por ter proximidade com o início da Primavera e o Dia da Árvore como uma representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
O evento aconteceu na Estação do Ofício, prédio recentemente reformado, e contou com a presença de várias autoridades: prefeito Tarcisio Marques dos Reis, vereador Antonio Carlos Araújo, secretário de Assistência Social Wesley Rodrigo Rossi, diretora da APAE Luciane Rigán, coordenadora do CREAS Andressa Pires Martins Santana, assessor jurídico do CREAS Bruno Oliveira da Silva, psicóloga do CREAS Priscila Laíssa Toledo, o gerente da Agência do Trabalhador de Paiçandu Rodrigo Carneiro, o padre Obelino Silva Almeida, demais secretários municipais outros coordenadores, professores, servidores, população e alunos de psicologia da UNINGÁ.
O objetivo do CREAS é propor conscientização e ações sobre políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência, assim como conscientizar as demais pessoas sobre as necessidades especiais como o direito à acessibilidade.
O prefeito Tarcisio Marques dos Reis enalteceu o trabalho desenvolvido pelo CREAS no tocante à pessoa com deficiência, pois garante a participação da sociedade seja por meio das palestras, atividades ou Conselho que será formado em breve. “Quando falamos em política que favoreça à pessoa com deficiência não estamos fazendo nenhum favor, é obrigação nossa. Esses trabalhos são de extrema importância na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Precisamos ouvir a voz daqueles que mais sofrem com a ausência de ações, discursou o prefeito que destacou o evento como um momento de mobilização dos setores e da sociedade desejando que as idéias e ações se concretizem.
O cadeirante Alexandre Marques dos Reis, conta que ficou muito satisfeito ao chegar ao local do evento e conhecer o prédio da Estação do Ofício que foi reformado e ganhou acessibilidade, pois há alguns anos trabalhou no espaço e enfrentava muitas dificuldades de locomoção. “Quase não reconheci o local quando vi todo reformado e adaptado. Parece bobagem, mas para nós, deficientes físicos, saber que a cadeira vai ter espaço para entrar no banheiro e ter acesso às torneiras, que na maioria das vezes são muito altas, é saber que estamos sendo olhados com respeito”, desabafou Alexandre.
O evento seguiu com algumas apresentações culturais da Escola de Educação Especial Therezinha Meneguetti Seghezi/APAE e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social/CRAS.
A palestra foi ministrada por Ricardo Alexandre Vieira, que trabalhou o tema “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência”. O evento encerrou-se com a apresentação e discussão de vários eixos sobre a Campanha do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
Fonte: Assessoria de Imprensa