Segunda-feira, 03 de agosto de 2015
Última Modificação: 15/10/2015 10:33:11 | Visualizada 2729 vezes
O projeto visa construir um circuito cultural com diferentes artistas onde possam mostrar seu trabalho e sua arte para todo o município
Ouvir matéria
Na noite do dia 30 de julho, aconteceu na Biblioteca Cidadã a abertura da primeira exposição ‘Releituras: Novos Talentos - Nos passos de artistas consagrados’. A mostra faz parte do ‘Projeto Todos os Olhares’ promovido pela Secretaria de Cultura e trouxe a releitura de quadros produzidos por estudantes do ensino médio dos Colégios Paiçandu e Vercindes Gerotto dos Reis, coordenado pela professora Nadir Alves. O objetivo do projeto é construir um circuito cultural, onde diferentes artistas possam mostrar seu trabalho e sua arte para todo o município.
A exposição trouxe releitura de obras de artistas consagrados como Pablo Picasso, Tarsila do Amaral e Romero Britto. A coordenadora e incentivadora da exposição Nadir Alves falou sobre a importância do acesso a arte para os alunos e sobre a relevância da exposição produzida por eles: “A ideia inicial não era promover uma exposição, mas incluí-los no mundo artístico para melhor compreensão do que estavam estudando, para cumprir um direito cidadão. A inclusão dos alunos a arte nos faz conhecer os talentos existentes e pode ser a fonte para a descoberta de novos talentos. É importante incluí-los para que vejam como são capazes e que possuem direitos e valores. Sou apaixonada pela arte e acredito que todos somos poesia”.
O Secretário da Cultura Felipe Maia disse estar muito feliz com a realização do projeto: “O projeto é muito importante não só para a Secretaria de Cultura, mas também para toda a população. Com esse projeto vamos garantir e levar arte para toda a população de forma gratuita. Fico muito honrado em realizar a primeira edição desse projeto no nosso município”.
No local estiveram presentes populares, alunos e pais de alunos que produziram as telas. Dona Rona Donatone é mãe de uma das alunas que produziram a releitura e disse estar orgulhosa da filha: “É muito bom ver ela crescendo e lembrar dos primeiros passos que eu ensinei e depois o que aprendeu com os professores. Vejo que ela faz as coisas com dedicação e amor por isso ficou tão bonito! Tenho muito orgulho, é muito prazeroso!”.
Os estudantes Jheisiely Capelossi e Felipe Eduardo Ribeiro estão com os quadros que produziram em exposição e falaram sobre a experiência, Jheisiely: “É algo diferente do que acontece normalmente, colocamos em prática o que aprendemos na sala de aula e ficou muito mais interessante!”. Felipe: “No início só queria fazer para ganhar nota mesmo, mas foi diferente e acabou ficando interessante pintar os quadros”.
Durante a exposição alunos da Oficina de Fotografia oferecida pela Secretaria de Cultura marcaram presença fazendo a cobertura do evento. A exposição é itinerante e ficará na Biblioteca Cidadã até o dia 7 de agosto, após essa data será exposta na Casa da Cultura e assim passará por vários prédios públicos para que toda população tenha acesso a exposição.
Fonte: Assessoria de Imprensa