Quinta-feira, 18 de junho de 2015
Última Modificação: 18/02/2016 09:25:51 | Visualizada 2079 vezes
O evento que discutiu os cuidados e direitos do idoso reuniu aproximadamente 120 pessoas
Ouvir matéria
A 1ª Conferência Municipal dos direitos dos idosos aconteceu na manhã do dia 17, no Centro de Convivência do Idoso/jardim Bela Vista. O evento contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas. A Conferência foi dividida em dois momentos: primeiro uma palestra e depois divisão em grupos, para discussão e elaboração de estratégias de garantia dos direitos da pessoa idosa no município.
O Secretário de Assistência Social, Wesley Rodrigo Rossi destacou a importância da participação dos idosos no evento: “É necessário a presença de todos no processo da elaboração das estratégias que vão ao encontro da necessidade dos idosos na nossa cidade de Paiçandu”.
A geriatra Dra. Thaís Cano Miranda Nóbrega, foi a palestrante e enfatizou a importância da qualidade de vida dos idosos garantida por lei no Estatuto do Idoso. “O idoso goza de todos os direitos fundamentais e inerentes a pessoa humana, o idoso precisa ter liberdade e dignidade”, orientou.
A mesa de honra contou com a presença da Sra. Raimunda Tessaro, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Wesley Rodrigo Rossi, Secretário municipal de Assistência Social, Pe.Obelino Silva de Almeida, representante da Igreja Católica de Paiçandu, Andressa Pires Martins Santana, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Paiçandu, Sra. Estela Maris de Bernadino Toardi, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e representante dos idosos e Sra. Maria Inês Todon, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso.
Os temas abordados nos grupos de discussão foram: Gestão de Programas, Projetos, Ações e Serviços, Financiamento – Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público, Participação – Política e Controle Social, Sistema de Garantia dos Direitos Humanos, Implantação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa e a prioridade do atendimento e o reconhecimento da pessoa idosa na atuação das políticas setoriais.
As propostas apresentadas nas discussões serão apresentadas na Conferência Estadual de Idosos e posteriormente na Conferência Nacional, para que através desses sejam realizadas leis e programas para melhoria da qualidade de vida dos idosos.
Fonte: Assessora de Imprensa