Terça-feira, 10 de junho de 2014
Última Modificação: // | Visualizada 1662 vezes
Ouvir matéria
A 13ª Jornada de Agroecologia, reuniu mais de 2 mil participantes, vindos de diferentes regiões do Brasil, e de outros 10 países, reunidos nas cidades de Maringá e Paiçandu, Paraná – Brasil, entre os dias 04 e 07 de junho de 2014. Entre os participantes se encontravam diversos movimentos sociais que integram a Via Campesina, organizações populares, técnicos, acadêmicos, pesquisadores, profissionais da saúde e educação.
Com o lema “Terra Livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos”, a Jornada teve como objetivo construir de forma coletiva um Projeto Popular e Soberano para a agricultura, contra as empresas transnacionais do agronegócio.
Durante os quatro dias do encontro ocorrem conferências, oficinas, seminários, marcha, o túnel do tempo – espaço que expõe os processos de lutas e organizações do povo camponês -, feira de produtos da Reforma Agrária e apresentações artísticas que valorizam a cultura camponesa.
O prefeito Tarcisio Marques dos Reis, juntamente com o Secretário de Agricultura Fernande Antunes, Secretário de Turismo Valdir da Fonseca e o Secretário de Assistência Social participaram da Plenária Final, visto que a Escola pertença à Maringá, mas não fica fora da cidade de Paiçandu – o prefeito fez uso da palavra e parabenizou a todos pelo belo trabalho desenvolvidos e por todas as vitórias conquistadas.
As jornadas são processos de formação e articulação das organizações que promovem a Agroecologia e a luta permanente contra empresas transnacionais do agronegócio, configurando-se como um espaço de estudo, mobilização e troca de experiências.
Escola Milton Santos
A Escola Milton Santos é um Centro de Educação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável dos Movimentos Sociais Populares do Campo, criada em 10 de junho de 2002, em área cedida pela Prefeitura Municipal de Maringá. Oferece cursos e encontros de capacitação e qualificação de camponeses e camponesas e de pesquisa e difusão de práticas em Agroecologia, Energias Renováveis, Saúde e Educação do Campo. O Curso Técnico em Agroecologia existe desde 2003 (modalidades pós-médio, integrado ao médio, educação de jovens e adultos), inicialmente em parceria com a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) e atualmente com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), com apoio do PRONERA. Formaram-se já quatro turmas, totalizando 80 técnicos. Cursos em andamento/previstos: - Curso Técnico em Agroecologia (5a. turma), parceria IFPR. - Pedagogia para Educadores do Campo, parceria Universidade Estadual de Maringá-UEM. - EJA fase II (5a. a 8a. série), parceria UNIOESTE. - Cursos PRONATEC-Campo, parceria IFPR.
Fonte: Blog Escola Milton Santos
Fonte: Assessoria de Comunicação
PAIÇANDU PROMOVE A 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
DOCUMENTO-BASE 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Paiçandu