Sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Última Modificação: 19/02/2016 10:41:30 | Visualizada 805 vezes
Ouvir matéria
A caravana saiu de Paiçandu na madrugada do dia 02 de outubro rumo à Nova Aurora com o intuito de conhecer a área de Turismo Rural que tem como nome: Circuito do Sol. Os passageiros estavam divididos entre agricultores, produtores rurais, secretaria de Agricultura e Turismo e Administração e equipe da Emater do Município.
Recepcionados pela equipe da Emater e alguns secretários da cidade de Nova Aurora, logo pela manhã, a caravana pode apreciar quitutes preparados por produtores rurais e agroindústrias. Na sequência houve uma palestra na qual, foram mostrados todos os trabalhos de Turismo Rural que vigora na cidade, assim como a forma que é organizado. Todos puderam verificar, por meio de eslides e fotos quem são os produtores quais as dificuldades que eles enfrentaram e também qual o resultado de todo o esforço desempenhado em prol da construção de um roteiro turístico.
O prefeito Tarcisio Marques dos Reis acompanhou a caravana com a intenção de apoiar e também conhecer os trabalhos desenvolvidos em Nova Aurora, visto que temos muitos agricultores e pequenos produtores rurais que podem desenvolver o mesmo tipo de trabalho atuando em benefício próprio e do Município de Paiçandu.
Tarcisio concedeu entrevista à Rádio Clube e destacou a importância de conhecer trabalhos que estão trazendo resultados positivos. Lembrou que temos no Distrito de Água Boa água mineral, rica em vanádio, sendo a terceira melhor água do mundo e isto não é tão valorizado. Também citou a Prainha São Carlos que é uma área de lazer rica e mesmo parte dos munícipes de Paiçandu, ainda não conhecem. E, concluiu falando que precisamos buscar conhecimento do que é bom e do que está dando certo para trazer para nosso Município.
O palestrante disse que é importante que se tenha, e, se desenvolva o trabalho sempre de forma organizada. Outro ponto de destaque é que haja união entre os produtores, tanto entre eles como nas famílias. “Quando há união, ninguém segura”, frisou. Ainda se faz necessário contar com parcerias do Município e Emater que trarão orientação e estrutura técnica para os produtores. “Viagens para novos conhecimentos, participar de feiras e eventos também são bem-vindos, pois a busca pelo aprimoramento faz a diferença”, encerrou.
Em Nova Aurora prosperam as agroindústrias familiares como embutidos e defumados, pescados, aves, doces, conservas, laticínios, café, massas, panifícios, derivados de cana-de-açúcar, mel e outros produtos típicos da cozinha rural. A atividade agroindustrial propicia valor adicionado e inclusão social através da absorção da mão de obra familiar com a promoção da viabilidade da propriedade e valorização da vida no meio rural.
A sequencia do dia foi de fazer visitas às propriedades rurais, assim como apreciar o trabalho que cada produtor desenvolve. Durante as visitas eram apresentadas as formas de trabalhos, como estava organizado e os resultados que obtiveram. Todos puderam fazer perguntas, sanar dúvidas e conhecer a fundo o que estava exposto nas propriedades.
Assim, no final da viagem os agricultores e produtores se mostraram tentados a desenvolver o trabalho no Município de Paiçandu e para isso irão se reunir mais vezes com o intuito de trocar experiências e dar continuidade ao sonho de tornar suas pequenas produções num roteiro turístico capaz de movimentar a cidade
Fonte: Assessoria de Comunicação
PAIÇANDU PROMOVE A 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
DOCUMENTO-BASE 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Paiçandu