Segunda-feira, 31 de março de 2014
Visualizada: 624 vezes
Ouvir matéria
Na quinta-feira (27) aconteceu no salão paroquial da Igreja Jesus Bom Pastor uma palestra sobre a Tuberculose ministrada pelo Dr. Silvio de Almeida Lima. A palestra foi realizada também no dia 29/03 (sexta-feira) no salão comunitário Três Jardins, pelo enfermeiro do PSF-Centro Carlos Pazin.
Já de início, os cuidados começaram com os moradores que iam chegando: a enfermeira Maria Aparecida Marques e sua equipe fizeram o trabalho de medição da pressão arterial e da glicemia.
O Dr. Silvio de Almeida explicou que o dia 24/03 foi o Dia Mundial da Tuberculose, onde temos uma atenção especial para adquirir conhecimentos sobre os sintomas e tratamento da doença. Segundo o médico a Tuberculose é uma doença séria, entretanto tem cura, mas é preciso saber que ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio da tosse, espirro, escarro da pessoa doente.
A doença é diagnosticada por meio de exames clínicos: de escarro, prova tuberculínica e RaioX de tórax.
Sintomas de tuberculose:
-Tosse, febre vespertina (geralmente à tarde), perda de apetite, emagrecimento, suor noturno, cansaço fácil, dor no peito e escarro com sangue.
Cuidados que o doente deve ter para não passar a doença para outra pessoa:
-Proteger a boca com lenço ou papel ao tossir ou espirrar, não cuspir ou escarrar no chão, colocar ao sol os travesseiros, cobertores e colchões, ventilar bem o quarto da casa, evitar aglomerado de pessoas em ambiente fechado e sem ventilação.
O que o doente da tuberculose deve fazer para ser curado?
- Comparecer no centro de saúde mensalmente para receber orientação do médico, todos os dias, sempre á mesma ora durante o tempo que o médico mandar, nunca abandonar o tratamento antes da alta médica, evitar o fumo e bebidas alcoolicas.
As medidas de prevenção da tuberculose são:
-Vacinar com B.C.G. os menores de 04 anos, encaminhar as pessoas que convivem com o doente e os que têm sintomas respiratórios ao Centro de Saúde para os exames necessários.
As palestras tiveram apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Controle Epidemiológico de Paiçandu.
Fonte: Assessoria de Comunicação