Segunda-feira, 06 de janeiro de 2014
Visualizada: 1580 vezes
Ouvir matéria
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da Dengue.
Medidas para eliminação dos locais de reprodução do mosquito
Tampar os grandes depósitos de água: A boa vedação de tampas em recipientes como caixas d′água, tanques, tinas, poços e fossas impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se não forem bem vedados, permitirão a fácil entrada e saída de mosquitos.
Remover o lixo: O acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de água de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorrência e solicitar sua remoção pelo serviço de limpeza pública - ou enterrá-los no chão ou queimá-los, onde isto for permitido.
Fazer controle químico: Existem larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de água para matar as larvas em desenvolvimento - este método para controle doméstico da dengue em cidades grandes tem sido usado com sucesso por várias secretarias municipais de saúde e é realizado pelos agentes de controle da dengue.
Limpar os recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.
Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23624&janela=1
Saúde da Mulher - 18 de outubro, campanha de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero
DIA D DE VACINAÇÃO - 18 de outubro é dia de garantir a proteção dos nossos pequenos!