Quarta-feira, 06 de novembro de 2013
Visualizada: 1703 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Paiçandu por meio do Centro de Convivência da Criança e Adolescente realizou junto ao grafiteiro Thiago de Souza Pedroso, conhecido como Thiago T-Lotus, um trabalho de grafite no prédio destinado a realização de oficinas junto as crianças e adolescentes pertencentes ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI, enriquecendo o espaço físico com desenhos lúdicos, e cores vivas, que destacam a importância da arte, da leitura e das brincadeiras.
O Grafiteiro, Thiago T-Lotus destacou que, sua primeira inserção no mundo das artes e especificamente no grafite foi através de sua participação em um projeto social, no qual, teve acesso no estado de São Paulo, e que se sente muito feliz emproduzir e compartilhar sua arte, seu trabalho junto ao centro de convivência, que tem como referência atender crianças e adolescentes.
Thiago que tem se dedicado ao grafite a pelo menos nove anos, relata que, a capacidadede colorir, de pintar, de desenhar, esta em cada um, basta que a criatividade, a originalidade seja potencializada, incentivada, e em alguma medida orientada, para que possa expressar seja nas telas, nas paredes, nos cadernos a sua capacidade artística, não sendo o foco formar excelentes desenhistas, mas sim pessoas que se sintam bem em desenhar, que gostem e pratiquem em seu dia a dia.
O secretário municipal de Assistência Social Wesley Rodrigo Rossi que acompanhou o processo de produção destacou a importância de propiciar espaços, nos quais, os jovens se sintam acolhidos, sendo o grafite, uma expressão artística em sua excelência urbana, que faz um diálogo profundo com a realidade das cidades e dos bairros, uma das expressões que possui a capacidade de sensibilizar e reforçar os sentimentos de pertencimento.
A ARTE
As diversas expressões artísticas seus produtores, e produções ocupam nos dias de hoje papel fundamental nas diversas organizações sociais, são responsáveis pela valorização de espaços, divulgação de ideias, ajudando a aflorar criatividades, coordenações motoras, desenvoltura e acima de tudo, criando perspectivas positivas para com os envolvidos.
É a arte um elemento central no desenvolvimento das capacidades humanas, propiciando significativas mudanças e transformações nos ambientes a qual ela esta inserida, ajudando a formar indivíduos sensíveis e conscientes da realidade a qual estão vivenciando, a ação educativa da arte desperta interesse, atrai olhares e potencializa a inserção de jovens ao meio social, buscando formar cidadãos que possam intervir na realidade social, visando mudanças, visando melhoras.
Tendo em vista toda potencialidade e capacidade de transformação das expressões artísticas, é um dever do Estado garantir acesso a essas produções de forma gratuita, ampla e contínua, uma vez que ela é em sua essência expressão da vida e da existência humana.
“A Arte é a expressão da vida que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. A Arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Criando, o indivíduo torna-se mais seguro dos seus potenciais e consciente dos seus limites; torna-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas”. (Vivian Lacerda)
Fonte: Luciano Scuissatto da Cruz