Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Oficina para professores de hora atividade oferece sugestões de práticas pedagógicas

Segunda-feira, 20 de junho de 2016

Última Modificação: 04/07/2016 11:35:13 | Visualizada 1376 vezes


Ouvir matéria

Na segunda-feira (13/06) a Secretaria de Educação, por meio da Assessoria Pedagógica da Educação Infantil, realizou uma oficina para professores que atuam na hora atividade. Com o tema “Movimento, Música e Artes” o objetivo da oficina foi de oferecer sugestões de práticas pedagógicas que estimulem os movimentos dos alunos.

Ministrado pelas assessoras pedagógicas do município, Joyce Vendramel Lousada e Ângela Valéria Frugerio, a oficina destacou a proximidade que as crianças têm do mundo real enquanto brincam e como isto integra as vida delas no conhecimento e cultural. Assim, ensinar e aprender, devem estar embasados numa prática pedagógica consistente, intencional e transformadora, considerando a produção histórica do conhecimento, o desenvolvimento da criança enquanto um ser social, usando metodologias que ultrapassem a ideia de atividades livres e recreativas.

Foram apresentados aos professores como o trabalho do corpo possibilita o desenvolvimento de funções psicológicas, propiciando uma ampliação de aspectos específicos dos movimentos voluntários das crianças. Estas atividades abrangem uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.

As brincadeiras e os jogos devem ser as principais atividades na Educação Infantil, usadas como estratégias. Por meio dos jogos e das brincadeiras a criança apropria-se de novos conhecimentos, desenvolvem funções psíquicas superiores como: abstração, memória, atenção, generalizações e compreendem melhor o mundo que a cerca.

A oficina faz parte do ciclo de formações promovidas pela Secretaria de Educação com objetivo de enriquecer o conhecimento dos profissionais e  aprimorar ainda mais a educação municipal.  

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também