Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

A Secretaria de Educação realizou a

Quarta-feira, 15 de julho de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 2777 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria de Educação realizou a primeira faze da formação continuada para merendeiras do município. Na primeira faze o curso foi ministrado em dois dias na própria secretaria, e contou com aproximadamente 30 profissionais que receberam orientações nutricionais, psicológicas e éticas para a formulação do cardápio de todas as escolas fundamentais e CEMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil).

O curso teve como intuito formar as merendeiras recém contratadas e relembrar as que já participavam da formulação do cardápio, garantindo que as crianças recebam alimentos de boa qualidade e bom valor nutricional. No primeiro dia as nutricionistas Ana Karla Basseto e Lúcia Marota abordaram os seguintes temas: Formação do Cardápio do Ensino Fundamental e CEMEI; Higienização Pessoal, Higienização de Utensílios, Higienização de equipamentos e Higienização do local de trabalho. Os temas abordados têm como objetivo a garantia dos grupos nutricionais exigidos por lei na formulação dos cardápios e a conscientização da importância do uso de EPIs como jaleco, sapato, toca, avental, para evitar contaminações. Todos os EPIS são fornecidos pela prefeitura.

No CEMEI as crianças recebem três refeições diárias, e no total aproximadamente 4.200 crianças são alimentadas na rede municipal de ensino. A nutricionista Ana Karla Basseto disse que é muito importante as merendeiras receberem orientações para a formulação do cardápio: “As informações nutricionais foram passadas para que cumpram a lei que garante a qualidade e quantidade de nutrientes necessários para as crianças”.

 No segundo dia a psicóloga Vanda Reis ministrou sobre a motivação das profissionais no ambiente de trabalho, ela destacou a importância do cuidado e amor na hora de cozinhar para as crianças. A advogada Marcia Biachi palestrou sobre a ética profissional. De acordo com a Secretária de Educação, Maria das Dores de Souza o município cumpre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que garante a compra de alimentos frescos direto com os agricultores do município. Dores ainda destacou a importância da formação: “Queremos cumprir tudo com ética e respeito, por isso a capacitação é fundamental.

Ainda no segundo dia a nutricionista Lúcia palestrou sobre os temas: “Controle de Estoque, Cronograma de Limpeza e Conservação de alimentos. Na segunda fase de formação será realizada uma avaliação antropométrica com pesagem e verificação da estatura, que destinara o trabalho com medidas nutricionais e educativas. 

Fonte: Assessora de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também