Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Seção braille na biblioteca cidadã

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Última Modificação: 15/01/2020 16:46:32 | Visualizada 451 vezes


Ouvir matéria

Com o objetivo em atender pessoas com deficiência visual, a biblioteca cidadã de Paiçandu agora conta com uma nova seção de livros em braille para ampliar a acessibilidade do local. 


Os livros em Braile são obras transcritas e adaptadas para o leitor ler com o auxílio das pontas dos dedos, ou seja, leitura pelo tato. O alfabeto braille permite a pessoa cega e de baixa visão ler e escrever. Foi inventado em 1837 pelo educador francês Louis Braille que ficou cego ainda criança. 


 Grandes obras literárias estão inclusas no acervo. Todas disponíveis para empréstimo. Os usuários contam com o apoio dos funcionários da biblioteca para o auxílio à pesquisas e escolha dos livros. 


Segundo o secretário de cultura Luciano Scuissatto, além de um espaço de estudos, consultas e empréstimos de exemplares, a Biblioteca se tornou atualmente, um centro cultural onde é desenvolvido diversas ações de incentivo à leitura e produção literária. “A seção que montamos em Braile faz parte desse desenvolvimento, um grande avanço para que o ambiente se torne cada vez mais inclusivo e acessível.”
 

Fonte: Departamento de Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também