Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Entenda como funciona o Serviço de Convivência do Idoso em Paiçandu

Quarta-feira, 26 de junho de 2019

Última Modificação: 26/06/2019 13:45:03 | Visualizada 1096 vezes


Ouvir matéria

A fim de dar continuidade nas ações de sensibilização para a Campanha Municipal de Enfretamento a Violência contra a Pessoa Idosa de Paiçandu, o 15 de junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, conheça o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI) em Paiçandu.


O SCFVI é um serviço que materializa as ações da proteção social básica da Política de Assistência Social.  Trata-se de um serviço organizado em grupos (oficinas), como forma de ampliar a convivência das diferentes culturas e das vivências entre os usuários, com isso, promover o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e de identidade. 
Tendo em vista o processo de envelhecimento, o SCFVI possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para: o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos.


Podem participar do serviço,  todos que necessitarem, com destaque para os usuários descritos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais de 2014, como, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em especial:
- Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Idosos de famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda;
- Idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para grupos de pessoas idosas têm por objetivo:
- Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo;
- Assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária;
- Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida;
- Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos idosos.
O SCFVI oferece oficinas descentralizadas pelo território Municipal e no Distrito de Água Boa. Conheça algumas delas:
- Oficina de Artesanato no Salão Comunitário do Jardim Canadá; Salão Paroquial do Distrito de Água Boa; Estação do Ofício no Jardim Catedral e no Centro do idoso.
- Apresentação Cultural (Baile) no Centro do Idoso.
- Grupo Bem Estar na Associação dos Funcionários Públicos de Paiçandu.
- Ginástica adaptada para idoso no Centro do idoso; Estação do Oficio no Jardim Catedral; Chácara menino Jesus no Jardim Monte Carmelo; Salão Comunitário do Jardim Canadá e Salão Paroquial do Distrito de Água Boa.
- Oficinas de Letramento e Memorização no Centro do Idoso;
- Oficina Socioeducativa no Salão Comunitário do Jardim Santa Luzia, Estação do oficio e no Centro do idoso.
- Grupo Terra Viva no Centro do Idoso.
- Oficina de Tai Chi Chuan no Centro Municipal de Eventos e no Centro do Idoso.

 

O SCFV do Idoso fica localizado na Avenida Orlando Tortola, nº 625 - Pq. Ind. Res. Bela Vista, sob a coordenação de Maria Inês da Silva Todon. 

Mais informações pelo telefone (44) 3244 7618.

Fonte: Secretária Municipal de Assistência Social

 Galeria de Fotos

 Veja Também