Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Conclusão do curso de formação dos Agentes de Combate as Endemias

Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Última Modificação: 11/01/2019 10:43:45 | Visualizada 738 vezes


Ouvir matéria

    Na manhã desta quinta-feira (13) aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Paiçandu o penúltimo dia de curso de formação dos ACE's (Agentes de Combate as Endemias) da Escola de Saúde Pública - Turma lll - Centro formador de Recursos Humanos. O curso foi patrocinado pelos SUS (Sistema Único de Saúde).

    Estiveram presentes na ocasião a coordenadora da vigilância ambiental Aline Pereira, o coordenador regional de saúde José Antonio Batiane, o professor do curso Claúdio Matiolli, o vereador Carlos Fenille, o educador em saúde Osmar Batista (Jamaica) e os ACE's.

    A aula foi ministrada pelos ACE's Daiane Bellis, Ana Carla, Lucas Ragazzi, Dionata Amichael, Ivanete Pinheiro, Eujenir Batista, Katia Fernanda e Isadora Cristina, também houve a participação do educador em saúde Osmar Batista. Os ACE's se dividiram em dois grupos, o primeiro grupo explicou sobre as atribuições de um ACE, ou seja, o papel de um Agente de combate as endemias, o segundo explicou sobre biossegurança, que é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimizando os riscos, além disso falaram sobre os fatores de riscos presentes nas atividades dos ACE's.

    O educador em saúde Osmar Batista, mais conhecido como Jamaica, falou sobre os EPI's (Equipamentos de Proteção Individual), que são: capacete, bota, luva, óculos, fone e máscara. Ele destacou que os Agentes precisam cuidar de seus equipamentos e utilizar de forma correta para sua própria proteção. “O que fazemos em vida ecoa na eternidade”, afirma Batista.

    Para finalizar a aula a coordenadora da vigilância ambiental Aline Pereira agradece a todos pela presença e o vereador Carlos Fenille parabeniza os ACE's pelo trabalho que realizam.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiária Daniela Dutra

 Veja Também