Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Grupo Pé Cruzado realiza apresentação no Colégio Paiçandu

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Última Modificação: 03/12/2018 11:06:34 | Visualizada 1430 vezes


Ouvir matéria

Na segunda-feira (26) os alunos da oficina de capoeira da secretaria de cultura, Grupo Pé Cruzado, realizaram uma apresentação no Colégio Estadual Paiçandu.

O objetivo da roda de capoeira foi contar a história dessa tradição tipicamente brasileira e mostrar passos dessa dança para os alunos. A apresentação aconteceu no horário do intervalo para que todos os alunos pudessem prestigiar.

As oficinas acontecem todas as terças e quintas-feiras das 17h30 às 19h30 na Casa da Cultura, Avenida Curitiba, 440 – Centro. As inscrições também podem ser realizadas na Casa da Cultura.

HISTÓRIA DA CAPOEIRA

A origem da capoeira data da época da escravidão no Brasil. Muitos negros foram trazidos da África para o Brasil para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores. A capoeira era uma forma de luta e de resistência.

 Porém, para não despertarem suspeitas, os escravos adaptaram os movimentos da luta aos cantos da África, fazendo tudo parecer uma dança. A capoeira foi ficando do jeitinho que ela é hoje, gingada.
 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiária Ana Santos

 Galeria de Fotos

 Veja Também