Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

I Encontro temática dos direitos da pessoa com deficiência de Paiçandu

Sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Última Modificação: 21/09/2018 13:38:52 | Visualizada 1082 vezes


Ouvir matéria

Na manhã de sexta-feira (21) aconteceu o I Encontro temática dos direitos da pessoa com deficiência de Paiçandu, organizado pela secretaria de assistência social com apoio do Conselho municipal da defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O evento foi realizado no Centro de convivência do idoso Professora Manoelina Maria Chefe, na Avenida Orlando Tortola, 625 - Bela Vista I.

Nesse primeiro encontrou o tema pautado foi “A Pessoa com Deficiência em Paiçandu: A busca de uma cidade universal”. O objetivo do evento era ampliar o debate sobre a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, aprofundando questões pertinentes à formulação de políticas públicas que efetivamente tendam esses direitos, fixando prioridades e formulando propostas para a administração municipal.

Estiveram presentes no evento a assistente social Áurea Aparecida Roma Goto e a técnica em segurança do trabalho Valquíria Crevelin, secretário de assistência social Josivaldo Souza Reis, vereador Carlos Fenille e o prefeito Tarcisio Marques dos Reis.

Segundo o vereador Carlos Fenille: “É muito bom estar nesse evento e adquirir novos aprendizados. Agradeço a cada um que está aqui com objetivo de ensinar, mas também aprender”. Afirma Fenille.  

O coordenador do telecentro comunitário Célio Martins comenta: “As dificuldades que nos que somos cadeirantes sofremos de acessibilidade é gigante, mas vamos continuar lutando por uma cidade melhor”. Discorre Martins.

De acordo com o prefeito Tarcisio Marques dos Reis: “Eu entrei por aquela porta um Tarcisio e vou sair outro. Cada um tem suas lutas diárias, mas é necessário sempre falar sobre as nossas dores para que o outro consiga entender um pouco”. Comenta Reis.

O secretário de assistência social Josivaldo Souza Reis: “Quero agradecer a todo mundo que colaborou para que esse evento fosse possível. Sei que temos muito o que melhorar e descer, mas vamos continuar lutando”. Afirma Reis.

 A temática promove uma mudança de atitude da cidade para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, nas escolas e comercio. O uso das vias públicas, edifícios e órgãos de atendimentos para participação plena da pessoa com deficiência na vida social e comunitária.  

Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiária Ana Santos

 Galeria de Fotos

 Veja Também