Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Duo de canto e piano realiza cinco apresentações e presta homenagem ao Nordeste

Quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Última Modificação: 23/10/2018 10:43:28 | Visualizada 750 vezes


Ouvir matéria

No próximo dia 11 de outubro em Paiçandu, acontecerá a quarta de uma série de cinco apresentações do projeto “O Nordeste pela ótica da canção lírica brasileira”, com o barítono John de Castro e a pianista Cíntia Ruivo. Além das duas apresentações em Maringá, o espetáculo, que tem patrocínio da Viapar e o fomento à cultura do Instituto Cultural Ingá, com entradas gratuitas o espetáculo passa pelas cidades de Sarandi, Mandaguaçu, e Maringá.

O repertório é formado por canções de Oswaldo de Souza (1904-1995), compositor natural do Rio Grande do Norte. O Nordeste brasileiro será apresentado por meio de canções que versam sobre três ambientes geográficos: o sertão, o litoral e a cidade, buscando retratar o realismo e o imaginário da vida sertaneja, mas também seus mitos e lendas.

A ideia é aproximar o público em geral do canto lírico e da canção de câmara brasileira de cunho regionalista, ambas pouco divulgadas na grande mídia, além de apresentar a riqueza da diversidade cultural nordestina, interagindo as canções com a declamação de cordéis e a projeção de xilogravuras. Para a produtora do projeto, Juliana Bischoff, o espetáculo dá voz aos nordestinos, tão presentes em nossa região que, inclusive, ajudaram a construir.

Histórico - Este projeto é fruto de longos anos de pesquisas desenvolvidas para especialização, mestrado e doutorado do cearense John de Castro, que também é professor do curso de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O contato dele com a vida e a obra de Oswaldo de Souza começou em 2003. No mestrado buscou aprofundar-se na parte poética das canções e no doutorado trabalhou com a semiologia da música. O espetáculo é a conclusão dessas pesquisas e presta homenagem à sua primeira mentora no canto lírico, a professora Fátima de Brito, falecida em maio deste ano.

Já foi apresentado em alguns lugares, como Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), e vem demonstrando que o canto lírico vai além da ópera e que existe uma rica produção de canções líricas do repertório de música erudita nacional. “Em cada performance a obra se mantém viva e segue seu trajeto no percurso do tempo”, afirma Castro.

Serviço

“O Nordeste pela ótica da canção lírica brasileira”

Com John de Castro (canto) e Cíntia Ruivo (piano)

Sempre às 20h30 – entrada gratuita Dia 15 de setembro (sábado) – Auditório Luzamor (Maringá)

Dia 29 de setembro (sábado) – Casa de Cultura (Sarandi)

Dia 2 de outubro (terça) – Centro Cultural Domingos Lançoni (Mandaguaçu)

Dia 11 de outubro (quinta) – Casa da Cultura (Paiçandu)

Dia 27 de outubro (sábado) – Casa de Cultura do Jardim Alvorada (Maringá)

 

Patrocínio: Viapar

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Apoio: Prefeitura do Município de Maringá – Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura do Município de Sarandi, Prefeitura Municipal de Paiçandu e Prefeitura Municipal de Mandaguaçu.

Realização: Juliana Bischoff

Texto: Rachel Coelho

Arte: Gustavo Barrionuevo

Fonte: VIAPAR/Rachel Coelho

 Galeria de Fotos

 Veja Também